O [mau] uso aniquilacionista de Salmo 112:10


A paz do Senhor! Neste texto, abordarei um trecho frequentemente mal interpretado pelos aniquilacionistas, que utilizam essa passagem para negar a doutrina bíblica do fogo eterno. Embora esses textos não se refiram diretamente ao sofrimento eterno, alguns grupos empregam outros textos com fraseologia semelhante para convencer os crentes de que, após o sofrimento, o ímpio será extinto.

Antes de iniciarmos a refutação, é importante considerar o contexto da passagem:

Salmos 112:5-10 (ACF):

“[5] Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo. [6] Na verdade, nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna. [7] Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor. [8] O seu coração, bem firmado, não temerá, até que ele veja cumprido o seu desejo sobre os seus inimigos. [9] É liberal, dá aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória. [10] O ímpio verá isto e se entristecerá; rangerá os dentes e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.”

A partir das expressões em destaque no Salmo 112, os mortalistas tentam relacionar este texto com passagens escatológicas como as seguintes:

Mateus 13:41-43 (ARC):

“[41] Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. [42] E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá choro e ranger de dentes. [43] Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.”

Lucas 13:27-28 (ARC):

“[27] E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. [28] Ali, haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus e vós, lançados fora.”

Como se pode observar, as expressões são similares, especialmente na tradução do Salmo 112. Ao notar a palavra "consumir" após o ranger de dentes, não é difícil imaginar a alegria dos aniquilacionistas, que a utilizam para sustentar sua posição.

Para refutar essa interpretação, é importante compreender que nem sempre uma profecia corresponde literalmente à sua aplicação, como veremos no exemplo abaixo:

Apocalipse 21:1-4 (NAA):

“[1] E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. [2] Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. [3] Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. [4] E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Isaías 65:17-20 (NAA):

“[17] Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. [18] Exultem e alegrem-se para sempre no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, exultação. [19] Eu me alegrarei por causa de Jerusalém e exultarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor. [20] Não haverá mais nela criança que viva somente alguns dias, nem velho que não complete os seus dias. Porque morrer aos cem anos será morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.”

Como podemos ver, o trecho de Apocalipse é extraído de Isaías 65. No entanto, é evidente que não haverá morte ou pecado na nova terra, conforme descrito em Isaías. O mesmo poderia ocorrer ao aplicar o salmo em em discussão ao fim dos tempos. Ou seja, aplicação determinará, em muitos dos casos, o que será e o que não será literal. Mas não creio que este seja o caso, como destacarei no decorrer da publicação.

Um ponto a considerar é o verbo hebraico traduzido como "entristecerá" (masas) na Almeida Corrigida Fiel (ACF). Na MAIORIA das versões, o verbo é traduzido como "ficará irado", o que ocorre em grande parte das  21 ocorrências bíblicas dessa palavra. Assim, o ímpio ficaria irado com a glória do justo, e não triste. Embora o Strong sugira "ficar triste" como uma possibilidade, a tradução majoritária na Bíblia é  "ficar irado".

Se você verificar a maioria das traduções, verá que no lugar de "consumirá" aparece "derreterá". Um exemplo similar, em que justamente a mesma palavra é utilizada, pode ser visto em:

Êxodo 16:21 (ARC):

“[21] Eles, pois, o colhiam cada manhã; cada um, conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.”

Portanto, uma tradução mais fiel de Salmos 112:10 seria:

"O ímpio verá isto e se enraivecerá; rangerá os dentes e se derreterá; o desejo dos ímpios perecerá."

Outro texto que indica o ranger de dentes como expressão de raiva ou más intenções encontra-se no Salmo 37. Embora ele não seja necessariamente escatológico, transmite os mesmos pensamentos:

Salmo 37:11-13:

"11 Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. 12 O ímpio trama contra o justo e contra ele range os dentes. 13 O Senhor se rirá dele, pois vem chegando o seu dia. 14 Desembainham a espada os iníquos e armam o arco, para derrubarem o aflito e o necessitado, para matarem aqueles cujo caminho é reto. 15 A sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos serão quebrados."

Note que esse ranger de dentes, como sinal de raiva, é antes do dia do Senhor praticar a justiça, não depois. Só ligando essa informação, já é suficiente para fazer o pensamento mortalista derreter.

 Como se não bastasse, tanto o Salmo 37 quanto o Salmo 112 mostram, de maneira clara, a diferença entre os justos e os ímpios. Enquanto os justos, descritos como "mansos", herdarão a terra e viverão em paz, os ímpios, que tramam contra eles, vão acabar sendo derrotados por Deus, que vê toda a maldade e se ri dela. No Salmo 112, vemos que o justo, além de ser abençoado, também é generoso, ajudando os pobres, e sua justiça é algo que dura para sempre. Por outro lado, os ímpios ficam furiosos ao ver a prosperidade do justo, rangem os dentes e, no final, seus planos e desejos se perdem. Ambos os salmos destacam que, apesar das tentativas dos ímpios de prejudicar os justos, o fim deles será de frustração, enquanto os justos, fiéis a Deus, desfrutarão das bênçãos e da paz que Ele oferece.

Este conceito não é exclusivo de Salmos 37, pois aparece também em:

Salmos 35:15-16 (NAA):

“[15] Quando, porém, tropecei, eles se alegraram e se reuniram; reuniram-se contra mim; homens sem valor, que eu não conhecia, dilaceraram-me sem tréguas; [16] como hipócritas zombadores numa festa, rangiam os dentes contra mim.”

O "derreter" do ímpio pode parecer estranho, mas está em conformidade com o versículo 9 do próprio salmo 112. Não se esqueça que  glória (esplendor) é muitas das vezes associada ao brilho ou fogo (Êxodo 24:17) de Deus, que será compartilhado pelos justos. Ou seja, é o esplendor do justo que faz o ímpio se derreter. Essa interpretação é reforçada pelo "verá isso" no início do verso 10. Um paralelo pode ser encontrado em:

Salmos 68:1-3 (ARC):

“[1] Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o aborrecem. [2] Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus. [3] Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.”

Portanto, o perecimento do ímpio ocorre pela manifestação da glória divina, e não após o julgamento final. Isso mostra que a correlação aniquilacionista com Mateus 13:42 é inadequada.

Alguém pode questionar o cumprimento desses textos. É verdade que o salmista pode estar falando poeticamente do favor divino em tempos difíceis, mas encontramos passagens escatológicas que reforçam essa ideia:

2 Tessalonicenses 1:8-9 (TB):

“[8] Ele tomará vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; [9] os quais sofrerão a pena da destruição eterna da face do Senhor e da glória do seu poder.”

2 Tessalonicenses 2:8 (TB):

“[8] Então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o assopro da sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda.”

Só ressaltando que também tenho um trabalho sobre estes dois textos acima, que também são mal utilizados pelos aniquilacionistas. Veja neste LINK.

Como podemos ver, o conteúdo dos dois últimos versículos é idêntico ao do salmo. Talvez alguém poderia ter dúvida sobre o ranger de dentes como símbolo de más intenções para com justos e Cristo na sua manifestação, e a resposta pode está justamente no versículo abaixo, o qual mostra uma total rebelião contra o Filho de Deus:

Apocalipse 19:19 ARC

"[19] E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército."

Em síntese, embora os aniquilacionistas recorram a esses textos para apoiar suas crenças, a verdadeira ênfase está na manifestação de Cristo e na glória compartilhada com Seus santos, conforme expresso em João 17:22. A interpretação mortalista falha ao desconsiderar a aplicação completa das profecias e ao ignorar traduções mais precisas ao contexto. Além disso, o "ranger de dentes" mencionado no Salmo 112:10, que é uma expressão de raiva, e, comparado com a situação do Salmo 37, ocorre antes do juízo divino, e não após, refutando completamente a visão aniquilacionista. Fiquem com Deus!

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