Jesus deveria vir em sua geração (Mateus 10:23)?



"Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque, em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem." Mateus 10:23 (ARA)

Que a paz de nosso Senhor Jesus esteja com todos! Hoje abordaremos um dos textos mais desafiadores do Novo Testamento, encontrado no capítulo 10 de Mateus. Uma leitura simples do versículo pode dar a impressão de que Jesus falhou em sua promessa, pois as cidades de Israel já foram todas percorridas pela Igreja, e o Filho do Homem ainda não veio. Nesta publicação, exploraremos o verdadeiro significado do texto, evitando conceitos externos e harmonizando-o com o restante das Escrituras.

A tentativa mais popular de responder ao texto

Uma explicação amplamente defendida, inclusive por teólogos como Norman Geisler, é que o cumprimento deste texto está relacionado a um evento imediato, não à segunda vinda de Cristo. De acordo com essa visão, Jesus estaria se referindo a uma missão específica dada aos discípulos:

"A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel." Mateus 10:5-6 (ARA)

Assim, o texto não falaria sobre as missões em geral sobre o povo de Israel , mas sobre aquela missão específica, em que Cristo retornaria para os apóstolos após estes percorrerem as cidades de Israel.

O problema dessa interpretação

Apesar de criativa, essa interpretação apresenta alguns problemas. Por exemplo, a partir do versículo 17, Jesus fala de perseguições, julgamentos e mortes, eventos que vão além daquela viagem missionária e que se cumprem nos acontecimentos narrados em Atos, após a ascensão de Cristo.

Como se não bastasse, a missão inicial, descrita em Lucas 9, não há menção de perseguições como as descritas em Mateus 10:17-23. Isso sugere que Jesus estava se referindo a um contexto mais amplo e futuro, e não apenas àquela viagem missionária. 

 Outro problema sério nessa interpretação é a identidade de quem "vem", que não é Jesus naquela missão. O versículo 23 fala da vinda do Filho do Homem, não do retorno dos apóstolos. Em Lucas 9:10, texto correlato, fica claro que, ao final daquela missão específica, quem retorna a Jesus são os próprios discípulos, não o contrário:

"Quando os apóstolos voltaram, contaram-lhe tudo o que haviam feito. Levando-os consigo, Jesus retirou-se para uma cidade chamada Betsaida." Lucas 9:10 (A21)

Mas e o preterismo?

O preterismo total sustenta que o texto se refere a uma vinda em juízo sobre Jerusalém em 70 d.C. Contudo, mesmo adotando essa interpretação, ela não se sustenta. Isso porque, segundo o ensino de Jesus, Ele só virá novamente quando o evangelho for pregado a todas as nações, o que inclui, sem dúvida, todas as cidades de Israel.

"Será pregado este evangelho do reino por todo o mundo em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14 (TB)

Eles, é claro, poderão alegar que em Mateus 24:14 seja simplesmente uma referência ao Estado Romano, ou até mesmo o mundo conhecido da época. Entretanto, mesmo se restrinjamos o conceito de "mundo" à província romana, como alguns dessa vertente fazem, devemos reconhecer que as cidades de Israel estavam, de fato, inseridas nessa província (Lucas 2:1). Essa é, portanto, uma interpretação forçada que se desmorona quando a analisamos de maneira mais cuidadosa os textos bíblicos e as propostas de nossos amigos, pois mesmo que seja uma vinda em juízo, ela não poderia acontecer antes de um evangelismo total.

O possibilidade mais coerente

"E quando vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra, porque em verdade vos digo que não tereis completado as cidades de Israel até que o Filho do Homem venha." Mateus 10:23 (YLT)

Agora um ponto curioso é que o termo grego "τελειώσητε" (teleiōsēte) em Mateus 10:23 não significa literalmente "percorrer", como sugerem a maioria das Almeidas. Seu significado é "completar",  "concluir" ou "terminar", indicando a ideia de levar algo até o fim ou alcançar sua finalidade. 

A estrutura "não... até que" sugere que uma ação permanecerá em curso ou em suspensão até que outra se realize, marcando uma sequência lógica entre os eventos. Um paralelo claro aparece em Apocalipse 20:3, onde se afirma que o diabo "não" será solto "até que" se completem os mil anos. Da mesma forma, em Mateus 10:23, a chave para compreender o texto está em identificar o que permanecerá inacabado até a vinda do Filho do Homem. Essa construção lança luz sobre Mateus 10:23, levando-nos a refletir: o que exatamente não se completaria nas cidades de Israel até que o Filho do Homem viesse? Aliás, o próprio Mateus mais há frente deixa claro que os discípulos percorrerão o mundo evangelizando antes do fim (Mt 24:14).

Como solução, considerando que os discípulos não deveriam permanecer tentando evangelizar em uma cidade de Israel quando perseguidos nela, a interpretação que melhor se ajusta sobre o que será concluído ou completado até que o Senhor venha é a obra missionária nesses lugares. Só lembrando que essa perseguição já havia sido antecipada por Jesus ao condenar os líderes religiosos: 

''Portanto, eis que vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis, e a outros açoitareis nas vossas sinagogas, e os perseguireis de cidade em cidade'' (Mateus 23:34).

 Esse processo só terá um desfecho definitivo na volta de Cristo, quando até os judeus incrédulos O reconhecerão como o Messias prometido:

"Porque vos digo que, desde agora, me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor". (Mateus 23:39)

E foi exatamente assim que a multidão O aclamou em sua entrada triunfal:  

"Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!" (Mateus 21:9).

A expressão "Bendito o que vem em nome do Senhor" (Mt 21:9; 23:39), derivada do Salmo 118:26, é uma aclamação messiânica que reconhece Jesus como o enviado de Deus. Assim, ao ser proclamada durante a entrada triunfal de Jesus, a frase confere a Ele reconhecimento messiânico, e em Mateus 23:39 Jesus antecipa que Israel só o verá novamente quando O reconhecer plenamente como Messias em Sua vinda gloriosa.

Em resumo, Mateus 10:23 não aponta para um fracasso de Jesus, nem para uma missão incompleta em sentido meramente geográfico. O texto ensina que o reconhecimento messiânico de Israel permanecerá em aberto até o dia glorioso da vinda do Filho do Homem. Nesse dia, até mesmo os que O rejeitaram dirão: "Bendito o que vem em nome do Senhor!". Assim, mesmo que o evangelho seja pregado a todo o mundo (Mateus 24:14), a missão aos judeus permanece em curso e só será plenamente concluída no advento de Cristo em glória, mesmo que, após isso já seja tarde demais para os que rejeitam a Palavra.

  

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