O lago de fogo não é real?
A
paz do Senhor! Hoje abordarei mais uma tentativa de negar o destino eterno dos
ímpios, que é se aproveitando do caráter figurado do livro de Apocalipse. Isso
era uma alegação, a princípio, só das testemunhas de Jeová, mas agora tem
ganhado adeptos de várias vertentes cristãs. Para essas pessoas, o lago de fogo
não é real, mas apenas um símbolo de aniquilação. Para isso, um versículo da
Bíblia torna-se o queridinho desses grupos:
Apocalipse 20:14 TB
[14] A morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a
segunda morte, o lago de fogo.
Com
base neste texto, muitos amigos têm gritado para os quatro cantos da terra que
não existe lago de fogo. Eu poderia mostrar duas bases, além do fato de
Apocalipse ser um texto majoritariamente figurado, levantadas por essas pessoas de acordo com o versículo acima:
*Não
é possível o lago de fogo ser literal pelo fato de a morte e o Hades serem
lançados nele;
*O
próprio texto é claro em chamá-lo de "segunda morte"; sendo assim,
ele seria o símbolo, e a segunda morte, o simbolizado.
Pra
começarmos a refutação, vale dizer que Apocalipse não é um texto todo
alegórico, mas majoritariamente alegórico. Sim, há muita coisa literal nele,
como os santos, as ressurreições, o milênio, a Nova Jerusalém, etc. Ademais, em
livros predominantemente simbólicos, há mesclas do real com o irreal. Duvida disso? Vejamos:
Apocalipse 1:16 ARC
[16] E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía
uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua
força resplandece.
O
texto acima retrata Jesus, que é literal. Inclusive, até o rosto resplandecente
é real, pois é confirmado em outras partes da Bíblia:
Mateus 17:2 TB
[2] Foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como
o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
Porém,
a espada que sai da boca do Senhor não é literal, mas um símbolo de sua
Palavra:
Isaías 49:1-2 TB
[1] Ouvi-me, ilhas; e escutai, povos de longe. Jeová chamou-me
desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe, fez menção do meu nome; [2]
fez a minha boca como uma espada aguda e, na sombra da sua mão, me escondeu;
fez-me como uma seta polida, e, na sua aljava, me encobriu
Hebreus 4:12 TB
[12] Pois a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante que
qualquer espada de dois gumes, e que penetra até a divisão de alma e espírito,
e de juntas e medulas, e pronta para discernir as disposições e pensamentos do
coração.
Vemos, portanto, um mescla do que é real (Jesus) com o
que não é (a espada).
O mesmo padrão também podemos ver à frente. O Cordeiro no
céu, por exemplo, não é literal, mas os anjos que o glorificam, são (Ap 5:11,12). O mesmo vale
para os santos e besta que os vence (Ap 13: 5-7). Todos são casos de interação do literal
com o alegórico. Em regra, podemos concluir que, embora junto de seres
inanimados, Jesus, os anjos e os santos são reais porque são confirmados em
outros trechos das Escrituras; e o mesmo podemos sugerir do lago de fogo.
Vamos pegar o texto de Apocalipse 20:
Apocalipse 20:10 TB
[10] e o Diabo, que os seduzia, foi lançado
no lago de fogo e enxofre, onde se acham a besta e o falso profeta. Eles serão
atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos.
É importante frisar que, muitas vezes, o símbolo também
deve ser lido à luz do simbolizado. Por exemplo, Apocalipse fala do trono de um
Cordeiro (símbolo), mas o trono é de Jesus (simbolizado). Da mesma forma, o
tormento da besta e do dragão (símbolos) é o tormento do diabo e do filho da
perdição que surgirá no fim (2 Ts. 2:3). E o texto citado acima demonstra dois
fatos curiosos sobre o diabo: ter como destino o fogo e seu tormento. Será
que o mesmo padrão aplicado a Jesus em Apocalipse 1 pode ser feito com
Apocalipse 20:10? A resposta é sim. Por exemplo, em outra passagem, a Bíblia
deixa claro o destino de fogo para o inimigo:
Mateus 25:41
[41] Então, o Rei dirá também aos que
estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno,
preparado para o diabo e seus anjos.
E no próprio livro, os demônios confirmam o seu tormento
futuro:
Mateus 8:28-29 ARA
[28] Tendo ele chegado à outra margem, à
terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo
dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por
aquele caminho. [29] E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de
Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
O próprio inimigo de nossas almas admite que será atormentado,
apenas alega pra Jesus que ainda não era o tempo. Diante disso, vemos que assim como o rosto
resplandecente de Jesus, o fogo e o tormento são apresentados como destino do
demônio em outros trechos da Bíblia. Apocalipse 20:14, trecho que mostra a
morte e o Hades sendo lançados no fogo é apenas uma mescla do literal e do
alegórico, assim como em outros trechos das Escrituras. João queria apenas
afirmar que esses poderes não iriam mais imperar sobre a Nova Terra:
Apocalipse 6:8 TB
[8] Olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que
estava montado sobre ele chamava-se a Morte; o Hades seguia com ele, e foi-lhes
dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, com a
fome, com a peste e pelas feras da terra.
Apocalipse 21:4 TB
[4] e enxugará toda lágrima dos olhos deles.
Não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem choro, nem dor, porque as
primeiras coisas são passadas.
Um ponto interessante é que, antes de serem lançados no lago de fogo, a morte e o Hades estavam na terra, e nenhum negador do tormento eterno afirmará que a terra, nesse contexto, é simbólica.
Mas e o fim do versículo 14?
Alguém poderia alegar que ainda falta explicar o fato do
texto dizer que o lago de fogo seria a segunda morte. Alguns criam até uma
ligação com passagens como a de baixo:
Apocalipse 1:20 TB
[20] Eis aqui o mistério das sete estrelas
que viste na minha destra e dos sete candeeiros de ouro: as sete estrelas
são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Ou seja, assim como essas estrelas seriam/simbolizariam
os anjos/mensageiros/líderes dessas igrejas, o lago de fogo seria/simbolizaria
outra morte. O grande problema é que, como mostrado anteriormente, o fogo e o
tormento do diabo são descritos em outros trechos da Bíblia. Como se não
bastasse, o mesmo padrão é encontrado em contextos em que não são simbologias.
Vejamos:
Apocalipse 22:16 TB
[16] Eu, Jesus,
enviei o meu anjo para vos testificar essas coisas a favor das igrejas. Eu sou
a Raiz e a Geração de Davi, a Estrela brilhante, e da manhã.
Eu acredito que nenhuma alma temente a Deus vai acreditar
que Jesus seria/simbolizaria uma raiz ou estrela, não é mesmo? Acabou? Não!
Apocalipse 11:3-4 TB
[3] Darei às minhas duas testemunhas
que, vestidas de saco, profetizem durante mil e duzentos e sessenta dias. [4] Estes
são as duas oliveiras e os dois candeeiros postos diante do Senhor
da terra.
E novamente, nenhuma alma sensata admitirá que essas testemunhas sejam o símbolo; e as oliveiras e candeeiros, os simbolizados. Pelo menos, eu nunca vi até hoje!
Em resumo, o que temos são a dificuldade de não entender
textos alegóricos, como Apocalipse, ou um entendimento limitado apenas a alguns
trechos do livro. Se a linha de raciocínio desses intérpretes fosse levado a
sério, teríamos também de alegorizar Jesus, os anjos e todas as outras verdades
bíblicas expostas no livro. Afinal, se no lago de fogo, que para eles não existe fisicamente, estará um dragão, na
Nova Jerusalém haverá um Cordeiro, e nem por isso negaremos que nos aguarda uma cidade de ouro e cristal; porém se trata apenas do que foi falado anteriormente, que em livros predominantemente alegóricos, há mesclas de elementos reais (Nova Jerusalém) e irreais (Cordeiro):
Apocalipse 22:3 ARC
[3] E ali nunca mais haverá maldição contra
alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o
servirão.
Muito bom !
ResponderExcluir❤️🙏
ExcluirAmém meu amigo
ExcluirA paz do Senhor! 🙏❤️
Excluir