O [mau] uso aniquilacionista de I Coríntios 15:28
1Coríntios 15:28 A21
[28] E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
A paz do Senhor! Nesta publicação, mais uma vez abordarei uma alegação aniquilacionista que questiona o tormento eterno dos ímpios. O texto bíblico mencionado, aparentemente, contradiz a perspectiva cristã majoritária. Para aqueles que acreditam na extinção dos injustos após o juízo final, a ideia de que Deus será tudo em todos se torna incoerente, pois implicaria que ainda haveria ímpios em algum lugar do universo. Será que esse argumento é válido?
Vale ressaltar que esse texto é amplamente utilizado na heterodoxia. Por exemplo, os universalistas aplicam o mesmo argumento e versículo para desafiar a crença tradicional, alegando que, no fim, todos, incluindo o diabo e seus anjos, serão reconciliados. Segundo eles, apenas dessa forma Deus poderia ser tudo em todos. Ou seja, para os universalistas, "todos" inclui até mesmo o diabo! Isso pode gerar certa confusão.
Para esclarecer essa questão, é importante lembrar que Paulo não desenvolveu um pensamento separado de Jesus e dos outros apóstolos. O que muitos esquecem é que Jesus e Paulo transmitiram ideias semelhantes, ainda que com palavras diferentes. Por exemplo, Paulo discute o reino de Jesus e o corpo glorificado, o que merece uma análise cuidadosa para entender o contexto e a mensagem completa.
1Coríntios 15:24 A21
[24] Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, toda autoridade e todo poder.
1Coríntios 15:49 A21
[49] Assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial.
Curiosamente, o mesmo Senhor também menciona tanto o reino quando o corpo glorificado:
Mateus 13:41-43 A21
[41] O Filho do homem enviará seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino tudo que serve de tropeço, e os que praticam o mal, [42] e os lançarão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. [43] Então os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.
É inegável que alguém possa estar em dúvida se o que está em negrito possa ser realmente o corpo espiritual. Mas tudo é esclarecido pelo capítulo 17, em que a própria aparência de Jesus é idêntica à dos santos:
Mateus 17:2 A21
[2] e foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandeceu como o sol, e suas roupas tornaram-se brancas como a luz.
Como se pode observar, apenas os justos estarão no Reino, enquanto os ímpios permanecerão fora. É importante notar que é exatamente esse Reino que Jesus entregará ao Pai. Segundo 1 Coríntios 15, o Pai se tornará tudo em todos somente após o Filho entregar o Reino. Isso demonstra que a interpretação aniquilacionista é inadequada, pois ela sugere que Deus se tornaria tudo em todos logo após a aniquilação dos ímpios, e não após a entrega do Reino.
Quando examinamos o contexto imediato e outras passagens correlatas, fica claro que a expressão "tudo em todos" se refere ao Reino. Deus será tudo em todos dentro do Reino que Ele receberá do Filho.
Paulo, como era de se esperar de um autor inspirado por Deus, está teologicamente alinhado com os ensinamentos de Jesus e João. Por exemplo, em 1 Coríntios 6:9-10, Paulo afirma que certos pecadores não herdarão o Reino de Deus, e essa mesma advertência é encontrada em Apocalipse 21:7-8, que menciona só os justos herdando a nova criação e descreve os ímpios sofrendo eternamente no lago de fogo (cf. Apocalipse 14:9-10, 21:7-8).
Textos que criariam problemas para o aniquilacionismo
Vamos pegar passagens com fraseologias semelhantes para mostrar a debilidade desta visão teológica, e assim mostrar que certos argumentos, embora pareçam inteligentes, são mais frágeis do que imaginamos. Vejamos:
Colossenses 1:19-20 A21
[19] Porque foi da vontade de Deus que nele habitasse toda a plenitude [20] e, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão no céu.
Após ver o texto acima, pergunte para um aniquilacionista se essas todas as coisas incluem todos os ímpios que existem, existiram ou existirão e até aos demônios. Você claramente receberá um não como resposta. Só lembrando que os universalistas, como são mais coerentes teologicamente que os mortalistas, usam esse texto junto com I Co 15:28 para comprovarem suas convicções. Já os que creem na extinção do ímpio usam só um texto, mas dão uma interpretação diferente para a passagem de Colossenses por conveniência teológica.
Se alguém tem dúvida que essas todas as coisas do texto de Colossenses se restringe aos santos, o próprio contexto imediato pode ajudar a não ter mais:
Colossenses 1:21-23 A21
[21] A vós também, que no passado éreis estrangeiros e inimigos no entendimento por causa das vossas obras más, [22] agora ele vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de vos apresentar santos, inculpáveis e irrepreensíveis diante dele, [23] se é que permaneceis na fé, fundamentados e firmes, sem vos afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
Mas vamos pra outro texto, não é mesmo?
Colossenses 3:11 A21
[11] Nesse caso, não há mais grego nem judeu, nem circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou homem livre, mas, sim, Cristo, que é tudo em todos.
Sim, meus irmãos, o texto contém a mesma frase encontrada em 1 Coríntios 15:28, e também é utilizado pelos universalistas. Contudo, os mortalistas interpretam da mesma forma que nós: que Cristo é, no presente, tudo em todos os cristãos, e não nos ímpios ou em seres malignos. A interpretação de "tudo em todos" deve, portanto, ser guiada pelo contexto geral e não por conveniências teológicas.
Assim, podemos concluir que, de acordo com 1 Coríntios 15, o Pai será tudo em todos no Reino, e não após a suposta aniquilação dos ímpios, como alguns sugerem. Observamos que expressões semelhantes são usadas de forma restritiva a um grupo específico. Como sempre digo, "mais um tiro longe do alvo!" Que Deus esteja com vocês.
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