Uma profecia pouco conhecida

 

Fonte: AQUI

A paz do Senhor! Nesta publicação, abordarei o dom de profecia sob uma perspectiva que pode ser pouco conhecida por muitos cristãos. Quando ouvimos falar em profetas, a imagem que imediatamente surge em nossas mentes é a de indivíduos que recebem mensagens divinas ou, como é frequentemente comum nos círculos reformados, a de pregadores da palavra. No entanto, o próprio termo hebraico revela uma amplitude de significados que ultrapassa essas definições simplistas.

Profecia no Antigo Testamento

Em Números 11:26-27 (NVI), lemos:

"[26] Entretanto, dois homens, chamados Eldade e Medade, tinham ficado no acampamento. Ambos estavam na lista das autoridades, mas não tinham ido para a Tenda. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento. [27] Então, certo jovem correu e contou a Moisés: 'Eldade e Medade estão profetizando no acampamento'."

Essa passagem provoca curiosidade e até estranheza. Ao ler esse texto, muitos podem se perguntar que tipo de mensagem divina esses dois homens estavam transmitindo no acampamento. Se considerarmos a profecia apenas como o ato de receber mensagens de Deus, poderíamos especular que Eldade e Medade estivessem revelando continuamente segredos sobre a vida de todos no arraial.

Para enriquecer ainda mais nossa compreensão, podemos observar o uso do termo "profetizar" em outras partes da Bíblia que não se relacionam diretamente com a ação do Espírito Santo. Por exemplo, em 1 Samuel 18:10 (ARC), lemos que um mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e ele profetizava no meio da casa. Anteriormente, a Escritura já mencionara que Saul era atormentado por esse espírito (1 Sm 16:14). Em outra passagem, o relato do clamor dos profetas de Baal em 1 Reis 18:28-29 (TB) também utiliza o termo "profetizar". Esses exemplos demonstram claramente que o termo "profecia" possui uma amplitude de significados, não se restringindo apenas à ideia de prever ou descobrir miraculosamente eventos futuros.

Ademais, como o próprio texto sagrado esclarece, a nomenclatura para profetas era diferente em tempos antigos. Em 1 Samuel 9:9 (TB), lemos:

"[9] (Antigamente, em Israel, todo o que ia consultar a Deus dizia assim: Vinde, vamos ter com o vidente; porque aquele que, hoje, se chama profeta se chamava, outrora, vidente)."

Aprofundando nossa pesquisa sobre a etimologia, o dicionário Strong apresenta as seguintes definições para o termo hebraico "navi": "profetizar" e "verbo denominativo profecia", abrangendo as formas mais antigas de êxtase religioso, com ou sem canto e música; posteriormente, passou a se referir essencialmente à instrução religiosa, com predições ocasionais.

A Profecia de Saul

Agora, vamos focar na passagem que será o cerne dessa discussão: o ocorrido com o rei Saul enquanto perseguia Davi:

1 Samuel 19:20-24 (TB)

"[20] Enviou Saul mensageiros para prenderem Davi. Quando viram a companhia dos profetas profetizando e Samuel presidindo-lhes, veio o Espírito de Deus sobre eles, e também profetizaram. [21] Avisado disso, Saul enviou outros mensageiros, que também profetizaram. De novo, enviou terceiros mensageiros, os quais também profetizaram. [22] Então, foi também ele a Ramá e, chegando ao poço grande que está em Secu, perguntou: Onde estão Samuel e Davi? Respondeu-se-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá. [23] Partiu para Naiote, em Ramá. Veio também sobre ele o Espírito de Deus e ia caminhando e profetizando, até que lá chegou. [24] Ele despiu os seus vestidos, também profetizou diante de Samuel e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite. Pelo que se diz: Está também Saul entre os profetas?"

A Almeida do Século 21 traz a seguinte tradução:

1 Samuel 19:18-23 (A21)

"[18] Assim, Davi fugiu e conseguiu escapar; e foi até Samuel, em Ramá, contou-lhe tudo quanto Saul lhe havia feito; então, ele e Samuel foram a Naiote e ficaram ali. [19] Disseram a Saul: Davi está em Naiote, em Ramá. [20] Então, Saul enviou mensageiros para prenderem Davi. Quando viram o grupo de profetas tendo manifestações proféticas, sob a liderança de Samuel, o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e eles também tiveram manifestações proféticas. [21] Saul foi avisado disso e enviou outros mensageiros, mas estes também tiveram manifestações proféticas. Saul enviou mensageiros pela terceira vez, os quais também profetizaram. [22] Então ele mesmo foi a Ramá e, quando chegou ao grande poço que estava em Sécu, perguntou: Onde estão Samuel e Davi? Responderam-lhe: Eles estão em Naiote, em Ramá. [23] Ele foi para Naiote, em Ramá; e o Espírito de Deus veio também sobre ele, e ele ia caminhando e tendo manifestações proféticas, até chegar a Naiote, em Ramá."

Diversas versões da Bíblia apresentam traduções que variam, como "transe profético" (NVI), "êxtase" (NKJ) ou "dominados pelo Espírito" (NTLH). O contexto indica que Saul, que inicialmente buscava a morte de Davi, foi, no mínimo, influenciado pelo Espírito de Deus durante um certo período. No entanto, surge a questão: essa influência do Espírito é evidenciada pelo termo "navi", como sugerem traduções modernas, ou pela ação do Espírito que vem sobre eles? A segunda alternativa parece mais plausível, dado o contexto narrativo.

Um ponto adicional a ser destacado é a presença de instrumentos musicais durante o ato profético. Em 1 Samuel 10:5, encontramos referências a saltérios, tambores, flautas e harpas entre os profetas que estavam com Samuel. Essa conexão entre música e manifestações proféticas é igualmente observada na vida de Eliseu:

2 Reis 3:14-15 (A21)

"[14] Eliseu respondeu: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te atenderia. [15] Porém, agora, trazei-me um harpista. Enquanto o harpista tocava, o poder do Senhor veio sobre Eliseu."

Para aprofundar ainda mais sobre a relação entre profetas e instrumentos musicais, em 1 Crônicas 25:1, Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os "filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, a fim de que profetizassem com harpas, alaúdes e címbalos". O texto afirma que Jedutum profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao Senhor. É plausível que a profecia de Saul tenha consistido em louvar a Deus com os profetas sob a influência e/ou apoderamento do Espírito de Deus. O próprio narrador parece confirmar isso ao afirmar que eles "também profetizaram" (1 Sm 19:21) e ao descrever a presença de instrumentos naquele local. Em outras palavras, os profetas costumavam profetizar por meio de instrumentos musicais, e Saul, sob o poder de Deus, também o fez. Portanto, é bem provável que Deus tenha feito com que um homem com intenções assassinas o louvasse diante de sua possível vítima.

Em resumo, a profecia, especialmente no contexto do Antigo Testamento, revela-se muito mais abrangente do que muitas vezes imaginamos. Observamos que essa ideia não se limita apenas a previsões divinas ou à pregação da Palavra do Senhor, mas também abrange a expressão da fala e do louvor a Deus. Que este estudo possa ter contribuído na sua vida espiritual. Fiquem todos com Deus!


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