O [mau] uso católico de Josué 7:6,7

 


Josué 7:6-7 NAA‬

[6] Então Josué rasgou a sua roupa e se prostrou com o rosto em terra diante da arca do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e puseram pó sobre a cabeça. [7] E Josué disse: — Ah! Senhor Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para sermos destruídos? Antes tivéssemos nos contentado em ficar do outro lado do Jordão! 

A paz do Senhor! Nesta publicação, farei uma análise ao possível único texto que aparenta favorecer a crença católica do culto aos santos. Como a Bíblia está cheia de versículos que condenam veemente a idolatria, principalmente em relação à construção de imagens para fins cúlticos, a passagem acima parece dar ao fiel romanista um certo alívio, pois mostra uma suposta veneração a imagens, o que não é.

Sejamos sinceros, ao sabermos que nesse objeto sagrado havia estátuas de querubins (Ex 25:18), e o próprio texto deixar claro que Josué está invocando o SENHOR prostrado para um objeto, nossa mente parece até criar um vínculo com a liturgia da Igreja de Roma, não é mesmo? Parece que Josué estaria adorando a Deus por meio de uma estátua, como sugerem nossos amigos. Ou seja, as imagens representariam Deus, e Josué estaria adorando o Todo-Poderoso por meio delas, como fazem os católicos com as imagens de Jesus e dos santos. Entretanto, um breve entendimento da cultura israelita já é suficiente para abandonarmos essa perspectiva.

Vejamos um texto para clarear mais a mente:

Êxodo 25:22 ARA

[22] Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.  

‭Números 7:89 ARA‬

[89] Quando entrava Moisés na tenda da congregação para falar com o Senhor, então, ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que está sobre a arca do Testemunho entre os dois querubins; assim lhe falava.

Como você pôde observar, entre os querubins era um dos lugares onde Deus costumava se manifestar, assim como no Monte (Ex 24:12) e até mesmo na sarça (Ex 3:4,5). O outro texto, com certeza, ajudará mais ainda na compreensão se encontra em I Samuel, onde fica explícito a mentalidade israelita da época:

‭1Samuel 4:4 ARA‬

[4] Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do Senhor dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus. 

Como pode ser observado, por causa do fato de Deus se manifestar entre os querubins, esse local ficou conhecido como habitação ou trono de Deus, dependendo da tradução. Isso é notório em muitas outras passagens, as quais a mesma fraseologia é aplicada demonstrando um pensamento comum entre o povo de Deus nos tempos bíblicos:

Salmos 99:1 ARC

[1] O Senhor reina; tremam as nações. Ele está entronizado entre os querubins; comova-se a terra. 

Isaías 37:14, 16 ARC

[14] Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à Casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor. [16] Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu és o Deus, tu somente, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. 

É verdade que há traduções que dizem estar Deus acima dos querubins; outras, entre esses seres. O mais provável é que seja "do meio", devido às manifestações divinas nesse lugar. Independentemente da visão, pelo próprio fato de Josué se dirigir ao "Senhor Deus", e outros textos mostrarem que Deus está entre os querubins (ou acima), não é obrigado ser uma pessoal de alto QI para chegar à conclusão que Josué não estava reverenciando (ou adorando) as imagens na Arca, mas o próprio Deus, que se manifestava entre elas (Nm 7:89), e não nelas. Em outras palavras, os seres angelicais eram feitos simplesmente para ilustração, não devoção. 

Outra informação que comprova o descrito aqui é justamente a resposta divina no próprio capítulo de Josué:

Josué 7:10 TB

[10] Respondeu o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás assim prostrado com o rosto em terra? 

Na realidade, o único lugar em que Deus é representado por imagens se encontra no texto do bezerro de ouro, no qual o povo, sedento pela idolatria, tenta representar o seu Salvador. E como todos sabemos, o fim do povo foi trágico:

Êxodo 32:4-5 A21

[4]  Ele os recebeu de suas mãos e deu forma ao ouro com um cinzel, fazendo dele um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Ó Israel, aí está o teu deus, que te tirou da terra do Egito. [5]  Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e proclamou: Amanhã haverá festa ao SENHOR.

Muitas traduções costumam verter para Ó Israel, aí está os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito (no plural), porém não há correspondência com o contexto. Os israelitas fizeram apenas um bezerro, não vários. Ademais, o próprio Arão chama a estátua de SENHOR (tetragrama), indicando claramente uma tentativa de fazer do animal uma imagem, um símbolo ou um sinal visível de Iavé, que os  tirou do Egito (v. 4). Deus detestou ser representado!

Como bem observado, Josué 7:6,7 é mais um texto mal utilizado para defender o que não está na Bíblia. Quando não se encontra textos normativos para validar sua crença, muitos costumam se agarrar firmemente nesses trechos descritivos sem ter a preocupação de averiguar o pano de fundo. Que Deus possa continuar nos abençoando e nos dando sabedoria para continuamos firmes na fé bíblica; pois é somente por ela que teremos o nosso galardão!



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