O inferno é um lugar ou uma condição?



A paz do Senhor! Hoje abordarei sobre um assunto relacionado à punição final dos ímpios. Muitos amigos testemunhas de Jeová, quando chegam em nossas casas, tentam colocar na nossa mente que não existe um lugar preparado para os ímpios para ficarem ali eternamente; mas o castigo dos ímpios seria simplesmente uma condição de inconsciência eterna. Diante disso, veremos como a Bíblia trata o assunto.

Uma das tentativas de certos grupos em tentar provar suas convicções, é sempre correr para textos não literais e poéticos, como Malaquias 4, por exemplo. Outras passagens do Antigo Testamento, além de mostrar ímpios morrendo, também mostram a restauração de Israel étnico, que nossos amigos farão questão de alegorizar, como é o caso de Obadias 15-21, em que usam o versículo 15, mas esquecem do resto. E como regra fundamental para uma boa interpretação da Bíblia, é fundamental começarmos com as passagens que abordam claramente o assunto. Para isso, vamos analisar os textos que mencionam o juízo, nas falas do próprio Jesus.  Primeiro, comecemos com o abaixo:

Mateus 7:22-23 TB

"[22] Naquele dia, muitos hão de dizer-me: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? [23] Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade".

O texto em negrito logo mostra os ímpios sendo apartados de Cristo após o juízo. Mas alguém poderia sugerir que seriam apartados para uma execução, o que pode ser uma sugestão. Logo, partiremos para mais uma passagem. Vejamos:

Mateus 8:11-12

"[11] Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e hão de sentar-se com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus; [12] mas os filhos do reino serão lançados fora, nas trevas; ali haverá o choro e o ranger de dentes".

Agora sim! No texto acima, que retrata o pós-juízo, enquanto os justos estão no Reino, os ímpios estão nas trevas. Quanto vamos para o grego, a situação piora para a perspectiva contrária. O termo grego é ekballo, literalmente lançar para fora. Temos quatro ideias espaciais: lançar para fora (indicativo de separação)+ nas trevas (adjunto adverbial de lugar) + ali (advérbio de lugar). O choro e ranger de dentes descarta a possibilidade de ser apartado para execução. A ideia não é aniquilação; mas separação. E Lucas também traz o mesmo conceito por Mateus, enfatizando a separação:

Lucas 13:27-29 ARA

"[27] Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades. [28] Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora. [29] Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus".

Outro texto fala a mesma coisa:

Mateus 13:41-43 TB

"[41] O Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino tudo o que serve de pedra de tropeço e os que praticam a iniquidade [42] e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá o choro e o ranger de dentes. [43] Então, os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça''.

E, novamente, o texto retrata claramente o fim do juízo e retrata o mesmo assunto: os justos no Reino, e os justos fora. É de ressaltar que tanto fornalha quanto trevas exteriores são formas de ilustrar o mesmo lugar: o fogo eterno. Assim como o Reino é comparado por Jesus a uma festa de bodas (Mt 22:9) e propriedades de um Senhor (Mt 24:47), o fogo eterno é da mesma forma comparado a uma fornalha (por ter fogo) e, em muitos lugares, a trevas exteriores, por ser o destino de pessoas indignas na época e separado da civilização. Há também a probabilidade de trevas ser literal pelo fato das chamas do enxofre serem escuras. 

No caso da fornalha, há quem se apega ao fato de ser uma explicação de uma parábola. Alegam que, como o trigo e o joio são figurados, o choro e o ranger de dentes também são. A questão é, o texto de Mateus 13:41-43 não é a parábola, mas a sua explicação. Outro detalhe é: o que choro e ranger de dentes têm a ver com joio? Nada! Essas reações têm a ver com pessoas, assim como o resplendor dos justos, que também são pessoas, no versículo 43. Jesus está simplesmente mostrando a condição de separação de ambos.

Curiosamente, a mesma ideia é repetida mais à frente:

Mateus 13:49-50 TB

"[49] Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, [50] e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá o choro e o ranger de dentes".

E temos quatro textos de ilustrações do pós-juízo, com Jesus sempre mostrado o destino dos ímpios como um lugar separado e em que o choro é enfatizado constantemente. Note no capítulo 13 o lançamento dos ímpios para fora do reino será feito pelos anjos, destruindo a tese de muitos  aniquilacionistas de que será o fogo eterno que cairá em cima dos ímpios. 

No capítulo 18, vemos uma estrutura semelhante:

Mateus 18:8-9 TB‬

"[8] Se a tua mão ou o teu pé te serve de pedra de tropeço, corta-o e lança-o de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. [9] Se o teu olho te serve de pedra de tropeço, arranca-o e lança-o de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado na Geena de fogo". 

Notemos a simetria: 

*Lançados nas trevas exteriores (Mt 8:12);

*Lançá-lo-ão na fornalha de fogo (Mt 13:42);

*Lançado no fogo eterno (Mt 18:8);

*Lançado na Geena de fogo (Mt 18:9).

A simetria de termos será importante para compararmos com outras passagens à frente, pois mostra que todos são escatologicamemte sinônimos. Por isso, que as tenhamos em mente. Agora veremos mais outros texto que mostra o destino dos ímpios como um lugar:

Mateus 25:34 TB‬

"[34] Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí como herança o reino que vos está destinado desde a fundação do mundo".

"[41] Dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, destinado ao Diabo e seus anjos". 

E de novo! Enquanto os justos estão em um lugar (o Reino), os ímpios estarão no fogo eterno, que é o mesmo que Geena, fornalha e trevas exteriores, em que haverá choro e ranger de dentes.

Agora que temos em mente estes textos, podemos ir para outros que falam do juízo, mas de caráter simbólico:

‭Apocalipse 20:10 TB‬

"[10] e o Diabo, que os seduzia, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde se acham a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos".

"[15] Se alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo".

Muitos têm apelado para o caráter simbólico de Apocalipse para negarem o lago de fogo. Entretanto, textos literais trazem luz sobre o que é figurado e o que não em livros de teor alegóricos. E sabemos que o lago de fogo é literal pelo fato de as passagens de Mateus simplesmente dizerem as mesmas coisas de Apocalipse. 

Em resumo, todas as passagens em que o Senhor fala claramente sobre como será juízo, a ideia passada não é que o castigo dos ímpios será uma aniquilação instantânea, mas ser separado do reino, em um lugar de fogo, choro e sofrimento. Toda vez que um testemunha de Jeová quiser falar sobre suas convicções teológicas concernente ao que acontecerá com os ímpios após o juízo, sempre diga: "Vamos começar explicando os textos claros sobre o assunto nas falas do próprio Jesus, depois poderemos falar de outros".

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