O [mau] uso preterista de Isaías 19
A paz do Senhor! Hoje falarei sobre o uso preterista de
Isaías 19 para tentar refutar a vinda literal de Jesus no fim dos tempos. Como
sempre, muitos amigos, por falta de conhecimento ou desonestidade, contam a
história pela metade, gerando assim uma heresia. E esse é o caso dos preterista
totais.
Para quem não conhece, os preteristas totais são um grupo de
“cristãos” que afirmam que Cristo já veio, não literalmente, mas em forma de
juízo no ano 70 d.C. sobre Jerusalém. Para confrontarmos essa ideia, usamos de
cara a passagem abaixo para dizer que tal acontecimento não ocorreu:
Mateus 24:30 NVI
[30] “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e
todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas
nuvens do céu com poder e grande glória.
E para fechar o caixão herético inserimos mais esta passagem:
Atos 1:10-11 NVI
[10] E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto
ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,
[11] que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este
mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma
como o viram subir”.
Isso já é muito
convincente para acreditarmos que Jesus ainda não veio, mas é aí que muitos,
por amor às suas ideologias, citam a passagem abaixo:
Isaías 19:1 NVI
·
[1] Advertência contra o Egito: Vejam! O Senhor
cavalga numa nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem
diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no íntimo.
Sejamos sinceros em admitir: a passagem até parece um
pouco com a descrição de Mateus, embora ela tenha um teor simbólico; e
Mateus, literal. Mas baseado no verso acima, que fala da vinda de Deus em juízo
sobre o Egito, o preterista total declara que o mesmo ocorreu com Jerusalém.
O erro de muitos é esquecer de ler todo o contexto bíblico e
ficar apenas nas referências cruzadas. Vou mostrar mais uma passagem para
esclarecer melhor:
Salmos 18:6-11 NVI
[6] Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro
ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua
presença, aos seus ouvidos. [7] A terra tremeu e agitou-se, e os fundamentos
dos montes se abalaram; estremeceram porque ele se irou. [8] Das suas
narinas subiu fumaça; da sua boca saíram brasas vivas e fogo
consumidor. [9] Ele abriu os céus e desceu; nuvens escuras estavam sob
os seus pés. [10] um Montou um querubim e voou, deslizando sobre as asas do
vento. [11] Fez das trevas o seu esconderijo; das escuras nuvens, cheias de
água, o abrigo que o envolvia.
A passagem acima retrata a libertação de Davi das mãos de
Saul. No salmo, Deus viria em fogo e sobre as nuvens para salvar Davi. Um
preterista que ver essa passagem logo irá ao delírio, já que ela traz elementos
similares a Isaías 19 e a vinda de Jesus, em que o mesmo virá para nos redimir.
Mas aí está o X da questão: tanto a vinda do Senhor sobre as nuvens de Isaías
19 quanto do Salmo 18, que são simbolismo de juízo e salvação, tem como pano de
fundo outro texto:
Êxodo 19:16-19 NVI
[16] Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo. [17] Moisés levou o povo para fora do acampamento, para encontrar-se com Deus, e eles ficaram ao pé do monte. [18] O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente, [19] e o som da trombeta era cada vez mais forte. Então Moisés falou, e a voz de Deus lhe respondeu.
Sim, é isso mesmo, embora Isaías 19 e o salmo 18 sejam
alegóricos, eles são baseados em algo que aconteceu literalmente. É muito comum
algo simbólico ter como pano de fundo algo real. Veja mais um caso:
2 Crônicas 34:25 NVI
[25] Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando a minha ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, minha ira arderá contra este lugar e não será apagada’.
O texto acima é realmente figurado, mas tem como pano de
fundo algo literal:
Números 11:1-3 ARC
[1] E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos
ouvidos do Senhor; porque o Senhor ouviu-o, e a sua ira se acendeu, e o fogo do
Senhor ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.
[2] Então, o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.
[3] Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porquanto o fogo do Senhor se acendera
entre eles.
Mas voltemos a Êxodo e meditemos agora nas seguintes palavras: nuvem, toque de trombeta, encontro com Deus. Isso não nos lembra alguma coisa? Não entendeu ainda? Vamos nos aprofundar ainda mais:
Êxodo 24:15-17
[15] Moisés subiu o monte, e uma nuvem cobriu o monte.
[16] A glória do Senhor descansou sobre o monte de Sinai, e a nuvem o cobriu por
seis dias; ao sétimo dia, do meio da nuvem, chamou a Moisés. [17] Era a
aparência da glória de Jeová como um fogo consumidor sobre o cume do monte aos
olhos dos filhos de Israel.
Ou seja, todos os elementos da vinda de Jesus estão presentes na passagem de Êxodo. Como mencionei anteriormente, o problema do preterismo é
simplesmente não ler toda a Bíblia. Com isso, não percebem que até as passagens
que citam têm um pano de fundo real.
Teremos, portanto, em escala mundial o que já aconteceu no
tempo de Moisés, só com uma diferença: naquele tempo, o povo não pôde se
aproximar do Senhor; agora, pelo sangue de Cristo, estaremos para sempre com
Ele:
1Tessalonicenses 4:16-17
TB
[16] porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande
brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro. [17] Então, nós, que estivermos vivos e formos
deixados, seremos arrebatados, em nuvens, juntamente com eles ao encontro do
Senhor nos ares; e, assim, ficaremos sempre com o Senhor.
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