Entenda como a doutrina de 1844 desfigura o Evangelho
A paz do Senhor! Nesta publicação falarei sobre a doutrina de
1844 e mostrar como essa sistematização teológica modifica as boas novas ao
ponto de trazer uma mensagem esdrúxula e alheia a fé cristã.
Para quem é adepto dessa vertente, só a partir desse ano que
Jesus entrou no Santíssimo como sumo sacerdote para efetuar uma espécie de
consulta de pecados da humanidade, denominada juízo investigativo. Antes disso,
Jesus entrou apenas para inaugurar o suposto Santíssimo celestial tipificando
Moisés, e não Arão (sacerdote).
Uma das principais mensagens da Bíblia é o fato de Jesus
estar à direita de Deus para interceder pelos nossos pecados, que remonta a uma
profecia do seguinte salmo:
Salmos 110:1 TB
[1] Diz Jeová ao meu Senhor: Senta-te à minha mão
direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Agora para entendermos como essa crença é alheia ao
evangelho, precisamos entender qual parte do Santuário terreno tipificava o trono
de Deus, já que na descrição acima, o Messias está à sua direita, que é uma alusão a um costume da época, em que o
monarca colocava as pessoas de confiança sentadas à sua destra (I Rs 2:19). Para
isso alguns textos mostram com exatidão:
Números 7:89 TB
[89] Quando Moisés entrava na tenda da revelação para
falar com Ele, ouviu a Voz que lhe falava de cima do propiciatório que estava
sobre a arca do Testemunho, dentre os dois querubins; e Ele lhe falava.
1Samuel 4:4 ARC
[4] Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca
do concerto do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os
dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, estavam ali com a arca do concerto de
Deus.
Isaías 37:16 ARC
[16] Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas
entre os querubins; tu és o Deus, tu somente, de todos os reinos da terra;
tu fizeste os céus e a terra.
Vendo todas essas passagens, notamos que entre os querubins era
tido como o lugar onde Deus habitava. É por isso que todo ano o sumo sacerdote
entrava diante da Arca, pois era como se ele estivesse entrando diante do
Eterno. Ao dizer que Jesus está à direita de Deus, há um contraste enorme com a
Antiga Aliança. Enquanto o sumo sacerdote entrava uma vez ao ano na
presença de Deus, Jesus estaria a todo tempo ao lado do Pai. Que
mensagem linda, certo? Não para quem crer no juízo investigativo.
Um ponto interessante é o verbo hebraico para habitar
(yashab), que é o mesmo traduzido por assenta em Sl 110:1. A maioria
das traduções vertem para entronizado/assentado entre os querubins em Sl
99:1. É bem provável que entronizado/assentado seja o sentido
original de yashab quando aplicado a Deus entre os querubins. Afinal, o
próprio contexto do salmo 99 é de Deus como um rei. Algumas versões modernas
tendem a traduzir como entronizado acima dos querubins. Mas essa
tradução dificilmente corresponderia ao sentido original, pois todos esses
textos de Deus e os querubins remontam tanto a Nm 7:89 (mencionado
anteriormente) quanto a Êxodo 25:22, que mostram o Todo-Poderoso se manifestando
do meio dos querubins.
Êxodo 25:22 TB
[22] Ali, virei a ti e de sobre o propiciatório, do
meio dos querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo a
respeito de todas as coisas que eu te ordenar com relação aos filhos de Israel.
Mas alguém poderia teimar com a versão acima dos
querubins, seguindo a LXX, antiga versão grega. Mesmo se optássemos
por essa perspectiva esquecendo as manifestações terrenas de Deus do meio dos seres
angelicais, isso não mudaria o seguinte fato: A Arca, que tinha os querubins, estava dentro do
Santíssimo.
Só reforçando o que foi mencionado anteriormente, estar à
direita de Deus é equivalente a estar entre os querubins, pois o Senhor habita
entre eles. O que sobrará para quem acredita na decepção de 1844 é dizer que
Jesus entrou, na sua ascensão simbolizando Moisés, que inaugurou o Santíssimo. Entretanto,
isso é completamente descartado com o texto abaixo:
Hebreus 8:1 ARC
[1] Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo
sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade,
O texto acima é obviamente uma alusão ao salmo 110, e mostra
Jesus como sumo sacerdote à destra, que, como exibido acima, está no Santíssimo
e entre os querubins.
Um fato muito curioso foi um quadro no programa "Evidências", em que o próprio apresentador declara que querubins, bíblica e culturalmente, estariam associados a tronos:
Em resumo de tudo, apenas uma vez ao ano o sumo sacerdote
entrava para interceder pelos nossos pecados no Santo dos Santos; agora, na
Nova Aliança, temos continuamente, desde 33 d.C., um sumo sacerdote
perfeito ao lado do Pai, no verdadeiro Santíssimo, entre os querubins, para
interceder pelos nossos pecados. Mas para quem crer no juízo investigativo,
toda essa verdade é jogada de lado para dar lugar a uma conjectura que nem eles
conseguem provar. É como se o sacrifício do Ungido ainda não fosse suficiente para
nos levar e nos manter direto no lugar mais sagrado da existência. É claro que
uma pessoa obcecada por suas convicções teológicas sempre vai dar um “jeitinho
brasileiro” para “encaixar” suas teorias no Texto Sagrado, mas aí já é entre o
indivíduo e Deus no dia do juízo.
Comentários
Postar um comentário