O Anticristo e a mudança do tempo e da lei

 

Fonte AQUI

Ele falará palavras contra o Altíssimo e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei, e os santos lhe serão entregues nas mãos até um tempo e tempos e metade dum tempo. Daniel 7:25 TB

A paz do Senhor! Hoje falarei sobre esse trecho enigmático da Palavra. O versículo é claro em afirmar que o Anticristo fará coisas terríveis, entre elas, mudar a lei, que certamente será a de Deus. Nesta postagem, veremos quais as leis que esse inimigo escatológico de Deus fará segundo a Bíblia.

Dando início, Paulo reforça ainda essa ideia:

Então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o assopro da sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda. 2Tessalonicenses 2:8 TB

A palavra grega para "iníquo" (ἄνομος, ánomos) é composta pelo prefixo a- (indicando negação ou ausência) e o radical nomos (que significa "lei" ou "norma"). Dessa forma, o termo literalmente descreve alguém "sem lei", ou seja, que vive em rebeldia ou desrespeito às leis estabelecidas por Deus. Quando o apóstolo Paulo utiliza esse termo para se referir ao "homem iníquo" (como em 2 Tessalonicenses 2:3-8), ele está fazendo uma clara alusão à figura profética descrita por Daniel, que anteviu um governante ou líder que se levantaria em oposição às leis divinas e ao próprio Deus. Assim, Paulo, ao empregar o termo ánomos, reforça e expande a mesma ideia que Daniel havia profetizado sobre o surgimento de um opositor ímpio, destacando a continuidade entre as profecias do Antigo e do Novo Testamento. E por incrível que pareça, o próprio Paulo já deixa explícito na carta:

aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, ostentando-se como Deus. 2Tessalonicenses 2:4 TB

E novamente o trecho é retirado de Daniel:

O rei fará como lhe der na vontade; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo o deus, e falará coisas maravilhosas contra o Deus dos deuses, e prosperará até que se cumpra a indignação; pois se fará o que está determinado. Daniel 11:36 TB

Em outras palavras, o Anticristo promoverá a sua própria idolatria ao exaltar-se como Deus e exigir adoração exclusiva, desafiando toda autoridade divina e redirecionando a devoção para si mesmo, como descrito em 2 Tessalonicenses 2:4. Apocalipse, que também aborda o mesmo assunto, segue a mesma linha:

Ela exercitava toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Fez que a terra e seus habitantes adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal tinha sido curada. Obrou grandes milagres, de sorte que fazia até descer fogo do céu sobre a terra, à vista dos homens. Enganava os habitantes da terra com os milagres que lhe foi dado fazer diante da besta, mandando aos habitantes da terra que fizessem uma imagem para a besta que fora ferida pela espada e que ainda vivia. Foi-lhe dado que comunicasse fôlego à imagem da besta, a fim de que a imagem da besta falasse e fizesse com que todos os que não adorassem a imagem da besta fossem mortos. A todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, fez que lhes fosse dada uma marca na mão direita ou na testa, a fim de que ninguém pudesse comprar ou vender senão o que tivesse a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. Apocalipse 13:12‭-‬17 TB

Há uma grande probabilidade de o trecho que fala da marca na testa e na mão ser uma referência a Deuteronômio 6:8:

Estas palavras que eu hoje te intimo estarão sobre o teu coração; tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás, sentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Atá-las-ás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. Deuteronômio 6:6‭-‬8 TB

Se esta for a interpretação correta, encaixar-se-ia perfeitamente no contexto. Enquanto Deuteronômio, marca na mão e na testa representaria obediência na mente (testa) e nas obras (mãos) a Deus, em Apocalipse 13 seria o contrário, ou seja, à besta.

Outra mudança mostrada nas Escrituras, e esse não é um ponto unânime no meio cristão, seria o descrito logo após o capítulo 7 de Daniel, isto é, no capítulo 8:

E de uma delas saiu uma ponta mui pequena, a qual cresceu muito para o meio-dia, e para o oriente, e para a terra formosa. E se engrandeceu até ao exército dos céus; e a alguns do exército e das estrelas deitou por terra e os pisou. E se engrandeceu até ao príncipe do exército; e por ele foi tirado o contínuo sacrifício, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra. E o exército lhe foi entregue, com o sacrifício contínuo, por causa das transgressões; e lançou a verdade por terra; fez isso e prosperou. Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do contínuo sacrifício e da transgressão assoladora, para que seja entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados? E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado. Daniel 8:9‭-‬14 ARC

Muitos dirão que este texto fale de Antíoco Epifânio, rei do século 2 a. C. Eu diria que ele seja, no mínimo, uma prefiguração do Anticristo. Primeiro porque a expressão para que seja entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados? é aludida no período do Anticristo sobre Jerusalém:

Mas o átrio que está fora do santuário, deixa-o e não o meças, porque foi dado aos gentios. Eles hão de pisar debaixo dos pés a Cidade Santa por quarenta e dois meses. Apocalipse 11:2 TB

Neste caso, essas 2300 tardes e manhãs seriam 1150 dias, sendo uma tarde mais uma manhã a composição de um dia judaico (Gn 1:5) e estariam incluídas dentro dos 42 meses, período em que o Anticristo pisa Jerusalém. Isso é explicado pelo fato de Daniel 8 ser uma clara referência a Êxodo 29, em que havia sacrifícios oferecidos continuamente pela tarde e pela manhã:

Isto, pois, é o que oferecereis sobre o altar: dois cordeiros de um ano cada dia continuamente. Um cordeiro oferecerás pela manhã e o outro cordeiro oferecerás à tardinha. Êxodo 29:38‭-‬39 ARC

Outro texto que traz o mesmo assunto de Daniel 8 com referência à tirada oblação contínua pelo homem da iniquidade está no capítulo 11:

E sairão a ele uns braços, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o contínuo sacrifício, estabelecendo a abominação desoladora. Daniel 11:31 ARC

A ideia é que filho da perdição invadiria o santuário judaico (assim como fez Antíoco) e cessaria esse sacrifício. Alguém, com viés aliancistas, poderia fazer uma aplicação cristológica da passagem dizendo que essas ofertas não devem ser entendidas literalmente, mas de acordo com o seguinte salmo, remetendo à adoração:

Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde. Salmos 141:2 ARC

A meu ver, uma interpretação literal se encaixaria mais adequadamente com a descrição de Jerusalém pisada no fim dos tempos, mas não entrarei no mérito em dizer se isso é literal ou não. Nesta publicação, apenas mostrarei os textos que mostram as mudanças de leis feita pelo Anticristo. Em qualquer das hipóteses, o filho da destruição se levanta contra tudo o que se chama Deus, e obviamente não deixaria os judeus celebrarem tais sacrifícios, que simbolizam uma perpétua adoração ao Deus de Israel.

É claro que podemos também sugerir que a cessação do sacrifício contínuo e a idolatria ao iníquo estejam inseridas unicamente na mudança da lei, já que ambos são aspectos relacionados a ela. Sendo assim, a mudança dos tempos teria uma correlação com o próprio texto de Daniel 2:

Daniel 2:21 TB
[21] Ele muda os tempos e as épocas; remove os reis e estabelece os reis; dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir;

O termo traduzido por épocas é mesmo de Daniel 7:25. Acima, Daniel foi levado a atribuir a Deus o controle sobre "todas" as revoluções que ocorrem na terra (nota de Barnes), e a linguagem é idêntica à aplicada ao filho da perdição. Em Daniel 2:21, Deus é apresentado como o soberano que muda os tempos, demonstrando Seu controle sobre a história e a política das nações. Já em Daniel 7:25, a "pequena besta" tenta mudar os tempos , simbolizando uma tentativa de subverter a ordem divina estabelecida por Deus e enganar os fiéis. A relação entre esses versículos destaca a oposição entre a soberania divina e os esforços de poderes malignos para alterar a ordem que Deus estabeleceu. Confira mais uma vez o uso da palavra por Daniel aplicado ao Altíssimo:

Daniel 7:22 ARA

[22] até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino.

Em suma, o Anticristo, conforme descrito em Daniel 7:25 e Apocalipse 13:12-17, será um líder que se opõe diretamente a Deus, buscando estabelecer sua própria adoração e subverter a ordem divina. Ele forçará as pessoas a adorá-lo e a marcar-se com o seu nome, interrompendo os sacrifícios contínuos que eram oferecidos a Deus, conforme Daniel 8:9-14 e Êxodo 29:38-39. Essa interrupção simboliza uma tentativa deliberada de mudar a lei, principalmente os rituais estabelecidos por Deus. Além disso, o Anticristo tentará alterar as épocas, um conceito também mencionado em Daniel 2:21 e  Daniel 7:25, onde Deus é descrito como o soberano que controla o tempo e as mudanças na história. Essas ações do Anticristo representam um esforço para subverter a ordem divina e enganar os fiéis, evidenciando um conflito direto entre a soberania de Deus e as tentativas de manipulação do Anticristo.

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