De quem fala o Salmo 110?

 


"Por Davi, um salmo.  Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos. Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis. Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra. De caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida". Salmos 110:1‭-‬7 ARA

A paz do Senhor! Hoje falarei sobre a identidade do rei descrito no Salmo 110. Para nós, cristãos, o salmo fala claramente de Jesus Cristo; no entanto, há quem defenda que ele se refere ao rei Davi. Vamos analisar a descrição do salmo e ver em quem ela se encaixa melhor.

Para começar, vejamos como o verso 1 é traduzido na versão judaica.:

"Para David, um Salmo. O Eterno disse a meu mestre: Espera à minha direita até que eu faça de teus inimigos um descanso para os teus pés." (Salmo 110:1)

"Para Davi?"

Para aqueles que defendem que o salmo fala de Davi, é necessário alterar a introdução do texto. A maioria das traduções traz a expressão "De Davi, um salmo", mas para que a interpretação anticristã seja possível, seria necessário que o verso dissesse "Para Davi, um salmo". E por incrível que pareça, a expressão hebraica "leDavid" pode ser traduzida tanto como "para Davi" quanto como "de Davi". Um exemplo interessante é o Salmo 72, onde a mesma preposição "le" é usada no sentido de "para Salomão". Nessa linha de interpretação, o Salmo 110 seria um cântico entoado pelos levitas em honra a Davi.

O grande problema com essa visão é que, em dezenas de outros salmos que começam com "leDavid", todos são traduzidos como "de Davi". Isso levanta uma questão: por que apenas no Salmo 110 essa expressão seria diferente? Se a interpretação anticristã fosse válida, seria uma anomalia em relação à consistência das outras introduções, incluindo as traduções judaicas.

Além disso, se o eu-lírico do salmo fosse realmente os levitas, a forma mais coerente seria que eles dissessem "nosso senhor", e não "meu senhor". Isso reforça a ideia de que o salmo fala de uma figura maior do que Davi, alguém a quem até o próprio Davi se submeteria — Jesus Cristo, conforme interpretamos no Novo Testamento (Mateus 22:44).

Espera à minha direita?

Embora a mudança de tradução não comprometa diretamente a doutrina cristã, ela revela uma tendenciosidade evidente, a ponto de gerar uma incoerência textual. O verso termina dizendo: “de teus inimigos farei um descanso para seus pés”. Isso remete a um antigo costume de reis descansarem os pés sobre um banquinho, chamado escabelo, ao se assentarem.

Essa imagem é reforçada em Isaías 66:1:

“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?” (Isaías 66:1 ARA)

A ideia de estar à direita de Deus também faz referência a um costume cultural da época, como vemos em 1 Reis 2:19:

“Foi, pois, Bate-Seba ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias. O rei se levantou a encontrar-se com ela e se inclinou diante dela; então, se assentou no seu trono e mandou pôr uma cadeira para sua mãe, e ela se assentou à sua mão direita.” (1 Reis 2:19 ARA)

Assim, a posição à direita simboliza honra, autoridade e intimidade com o rei. No contexto do Salmo 110, essa figura aponta para uma posição exaltada que Cristo ocupa, reforçando Sua supremacia.

Pedro confirma essa interpretação em seu discurso no livro de Atos, ao explicar que o Salmo 110 não poderia estar falando de Davi, pois ele não subiu aos céus:

Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (Atos 2:34-36 ARA)

A fala de Pedro deixa claro que Jesus é o cumprimento do Salmo 110, sendo exaltado à direita de Deus, com autoridade sobre todos os Seus inimigos. O verso confirma que o rei mencionado no salmo é, sem dúvida, Cristo, e não Davi, pois aquele subiu aos céus, que é o lugar do trono de Deus conforme Isaías 66:1, e está à direita da Majestade (Hebreus 8:1).

Meu mestre?

A palavra hebraica "adoni" pode significar "senhor", "dono" ou "mestre", como bem atestado pelo dicionário Strong . No entanto, essa tradução como "mestre" em Salmo 110:1 parece uma tentativa sutil de invalidar as palavras de Jesus, que claramente interpretou o salmo em referência a Si mesmo, não a Davi. Vejamos o que Jesus disse:

"Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?" (Mateus 22:42-46 ARA)

Aqui, Jesus argumenta que o Messias não pode ser apenas um descendente direto de Davi, pois Davi, inspirado pelo Espírito, chama o Messias de "Senhor". A designação "adoni" nesse contexto vai além do simples "mestre", apontando para alguém superior a Davi — uma figura de autoridade e majestade que não se encaixa na vida do rei terreno Davi. Como Jesus deixou claro, Davi jamais chamaria um de seus descendentes diretos de "Senhor". A maneira mais clara de entender o sentido do Salmo 110 é simplesmente lê-lo: ele descreve um rei, que consequentemente é senhor e dono de Davi, e não um professor ou simples instrutor.

Outra tentativa de associar Davi ao salmo é através de 1 Reis 5:3:

"Tu sabes que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do SENHOR, seu Deus, por causa das guerras que lhe sobrevieram de todas as partes, até que o SENHOR lhe pôs debaixo dos pés os seus inimigos." (1 Reis 5:3 ARA)

A semelhança de linguagem faz alguns judeus acreditarem que os eventos de 1 Reis e do Salmo 110 se referem à mesma coisa. Contudo, há uma diferença fundamental: o verso 1 do Salmo 110 está diretamente conectado ao verso 5, que fala do "Dia da ira" de Deus:

"Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. [...] O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis." (Salmos 110:1, 5 ARA)

Essa descrição está em perfeita harmonia com a mensagem cristã de que Cristo subiu aos céus e está à direita da Majestade, aguardando o dia de Seu retorno para exercer julgamento e estabelecer Seu Reino definitivo. Davi nunca esteve em uma posição de honra aguardando o dia em que todos os seus inimigos seriam derrotados; ao contrário, ele passou a maior parte da sua vida envolvido em batalhas, como o próprio 1 Reis 5:3 menciona.

Assim, o Salmo 110 aponta claramente para uma figura maior do que Davi — o Messias, Jesus Cristo, que aguarda o cumprimento final de Sua vitória.

Aliás, a própria ideia de um Deus irado enchendo as nações de cadáveres é claramente escatológica. Compare as passagens de Isaías e do Salmo 110:

"Porque eis que o Senhor virá em fogo, e os seus carros, como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão, em chamas de fogo. Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do Senhor. [...] Eles sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne." (Isaías 66:15-16, 24 ARA)

Agora veja a semelhança com o Salmo 110:

"O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis. Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra." (Salmos 110:5-6 ARA)

Note que a ideia em ambas as passagens é a mesma: um Deus que vem em juízo, dizimando os inimigos. O Salmo 110, assim como Isaías 66, não descreve eventos do passado, mas sim uma cena de julgamento futuro e final. A linguagem usada aponta para uma intervenção divina de caráter escatológico.

Mesmo sendo um rei lendário, a figura de Davi fica pequena dentro do contexto do cântico, especialmente quando comparamos as descrições do governante retratado no Salmo. Primeiramente, o sacerdócio eterno mencionado no Salmo 110:4 teria de ser aplicado não apenas a Davi, mas também a seus descendentes para que a profecia se cumprisse. A pergunta que surge, então, é: quem é o descendente atual de Davi que está exercendo o sacerdócio eterno na terra? A ausência de uma resposta clara refuta a ideia de que o Salmo 110 se refira a Davi ou a um rei terreno.

Além disso, a expressão "esmagará cabeças por toda a terra" vai além do alcance das conquistas de Davi. A tentativa de esticar a figura de Davi para encaixá-lo nessa profecia falha. Embora o termo "toda a terra" possa se referir tanto a um território limitado quanto ao mundo inteiro (como em Gênesis 2:13 e 2:4), o contexto do Salmo, que menciona "reis" e "nações", favorece claramente a segunda interpretação, ou seja, uma abrangência global. Isso reforça ainda mais a ideia de que o Salmo se refere a um Rei maior, que exercerá domínio sobre toda a terra, o Messias. Logo, o Salmo 110 não se encaixa na vida ou no reinado de Davi. Ele aponta para um Rei e Sacerdote eterno, que exerce juízo sobre as nações e governa com poder absoluto — um papel cumprido exclusivamente por Jesus Cristo.

Salmos não são profecias?

Há uma tentativa moderna de afirmar que os salmos não falam de Jesus porque não seriam profecias escatológicas. Essa visão, contudo, ignora o caráter profético de muitos salmos, que apontam diretamente para o Messias.

"Os mansos comerão e se fartarão; louvarão a Jeová os que o buscam. Viva o vosso coração para sempre. Lembrar-se-ão e converter-se-ão a Jeová todos os confins da terra; adorarão perante ti todas as famílias das nações. Pois de Jeová é o reino, e é ele quem domina sobre as nações." (Salmos 22:26-28 TB)

"Todas as nações que fizeste virão diante de ti, Senhor, se prostrarão e glorificarão o teu nome. Pois tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus." (Salmos 86:9-10 TB)

Não há muito o que comentar. Basta perguntar a um judeu ortodoxo se ele acredita no cumprimento futuro dessas palavras. Esses salmos não falam apenas de eventos passados ou de um contexto limitado ao antigo Israel. Eles têm uma clara aplicação escatológica, apontando para o domínio universal de Deus e, na perspectiva cristã, para o governo de Cristo sobre todas as nações.

O que vemos aqui é uma mensagem clara sobre o governo divino, que se alinha com a visão messiânica. Mesmo assim, muitos hoje em dia tentam redefinir o conceito de Messias, abandonando o “assim diz o Senhor” para construir suas próprias ideias sobre quem ele deveria ser.

As palavras de Estêvão, diante dos líderes religiosos de sua época, resumem bem essa resistência à verdade revelada:

"Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis. Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos, vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes." (Atos 7:51-53 ARA)

Assim como no passado, muitos ainda hoje resistem ao Espírito Santo e rejeitam a verdade sobre o Messias. Mas o testemunho das Escrituras permanece claro, e o cumprimento dessas profecias em Cristo é inegável.



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