Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11?
Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco. São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra. Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem. Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará, e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habitam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram os que moram sobre a terra. Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram. Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu. Apocalipse 11:3-13 ARA
A paz do Senhor Jesus! Moisés e Elias? A Igreja? O Antigo e o Novo Testamento? Afinal quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11?
Eu creio que esse é um dos assuntos mais divergentes em interpretação do Apocalipse. Entretanto, como todo cristão que ama a Bíblia, darei minha interpretação acerca da passagem. Para isso, veremos todas as referências joaninas.
São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra.
Tornando a falar-lhe, perguntei: que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem de si azeite dourado? Ele me respondeu: Não sabes que é isto? Eu disse: não, meu senhor. Então, ele disse: São os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra. Zacarias 4:12-14 ARA
Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer.
Portanto, assim diz o Senhor, o Deus dos Exércitos: Visto que proferiram eles tais palavras, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca e a este povo, em lenha, e eles serão consumidos. Jeremias 5:14 ARA
Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem.
Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra. 1Reis 17:1 ARA
Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem.
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: toma o teu bordão e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas e sobre todos os seus reservatórios, para que se tornem em sangue; haja sangue em toda a terra do Egito, tanto nos vasos de madeira como nos de pedra. Êxodo 7:19 ARA
Agora que vimos todas as referências vetotestamentárias de João, podemos tirar nossas conclusões. Em primeiro lugar, dizer que são Moisés e Elias é complicado, pois além das duas testemunhas terem características desses dois homens de Deus, também têm de Jeremias e dos dois ungidos de Zacarias 4. Afirmar que sejam uma representação de toda a Bíblia ou de toda a Igreja é igualmente sem muita sustentação. Afinal, todas as referências do apóstolo na Bíblia Hebraica são de pessoas literais (Moisés, Jeremias, Elias, dois ungidos), o que inclui a morte (algo comum que ocorria com os profetas) e a subida ao céu, que, da mesma forma, aconteceu com Elias e o Senhor. Se todas as referências são de pessoas reais, por que estes dois também não seriam?
E qual a melhor hipótese? As duas testemunhas seriam dois homens de Deus que surgirão no fim dos tempos, com dons e ministérios semelhantes aos de Moisés, Elias, Jeremias e os ungidos de Zacarias.
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