O [mau] uso sabatista de Lucas 23: 56



"Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento'. Lucas 23:56 ARA

A paz do Senhor! Hoje falarei de um texto muito usado pelos sabatistas para provarem suas convicções religiosas. É um texto que esse povo usa e abusa. O argumento é: Se depois da cruz, as mulheres guardaram, nós também devemos guardar. Sejamos sinceros, parece um argumento bem embasado biblicamente, não é? Errado! Vejamos o porquê a seguir.

Antes de tudo, veremos uma passagem a seguir:

"Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos." Atos 15:1 ARA

Qualquer pessoa com um pingo de intelecto vai chegar à conclusão por meio da passagem à cima que os crentes judeus, depois da cruz, não só guardavam o sábado como também circuncidavam os filhos. Afinal, se eles pararam de fazer isso logo após a morte de Jesus, por que imporiam isso aos gentios, não é mesmo? Será que eles estavam certos e Paulo, errado? Afinal, se após a cruz eles guardavam até a circuncisão, por que os gentios e até mesmo nós não deveríamos fazer? Às vezes, imagino que nem esses judaizantes modernos já param para refletirem onde suas implicações doutrinárias chegariam. Note que é o mesmo espírito daquele povo atuando nos sabatistas de hoje.

Para esclarecer o povo sobre essa confusão que esses movimentos fazem, um texto de Atos e I Coríntios ajudam muito. Primeiro Atos:

"Tendo nós chegado a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria. No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram. E, tendo-os saudado, contou minuciosamente o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério. Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei; e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei. Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada. Faze, portanto, o que te vamos dizer: estão entre nós quatro homens que, voluntariamente, aceitaram voto; toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a lei. Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas." Atos 21:17-25 ARA

Estavam acusando Paulo de estar mandando os judeus largarem seus ritos. Paulo faz o voto de nazireu para provar que era mentira aquilo que o acusavam, e que ele mesmo era fiel ao judaísmo. Porém, para nós, gentios, as recomendações não eram as mesmas. Agora I Coríntios:

"Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas. Foi alguém chamado, estando circunciso? Não desfaça a circuncisão. Foi alguém chamado, estando incircunciso? Não se faça circuncidar." 1Coríntios 7:17-18 ARA

Novamente a mesma ideia de Atos 21. O judeu convertido pode continuar seguindo suas práticas, mas o gentio não tem necessidade de as seguir.

Alguns, infantilmente, costumam se apegar ao verso seguinte para continuar a defender o indefensável:

 "A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus". 1Coríntios 7:19 ARC

A conclusão deles, a partir da leitura do texto à cima é que o termo mandamentos seja uma referência exclusiva aos Dez Mandamentos. Não basta ser um gênio ou fazer um estudo aprofundado para saber que esse argumento é uma verdadeira casca de ovo. Apenas farei questão de mostrar no próprio livro um passagem que fala de mandamentos que não estão no Decálogo como, por exemplos instruções paulinas acerca de ordem no culto:

"Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor." 1Coríntios 14:37 ARC

Para tornar isso ainda mais compreensível, achei um comentário num aplicativo que resume muito bem esse assunto sobre Colossenses 3: 11 e farei questão de expor:

Colossences 3:11

"onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos."

"11. Cita. O mais baixo tipo de escravo bárbaro. Em Cristo todas as distinções são transcendentes; aos pés da cruz o chão é plano. Não é, entretanto, o nivelamento da moderna ética socialista, que apenas pode produzir a 'nova classe' de Djilas. Não é uma uniformidade de status no presente mundo, mas uma mudança de atitude pela qual o estigma de ser diferente desaparece por causa do amor. É "uma unidade na diversidade, uma unidade que transcende as diferenças e as tarefas dentro delas, mas nunca uma unidade que ignora ou nega as diferenças ou que necessariamente as procure aniquilar" (E. E. Ellis, "Segregation and the Kingdom of God", Christianity Today, I, 12. Março 18, 1957, pág. 8). Assim o apóstolo, que declarou que em Cristo "não há macho nem fêmea" e 'não há judeu nem grego', ao mesmo tempo instruiu as mulheres a ficarem em silêncio nas igrejas e observava ritos judeus que tinha proibido aos gentios (Gl. 3:28; l Co. II:3 e segs.; 14:34; Atos 16:3; 18:18; Rm. 14; Gl. 5:2,3). Veja 3:18 e segs."

Em síntese, as festividades judaicas e outros ritos, além de serem sombras de Cristo (Cl 2:16-17), também representam leis civis e costumes de uma nação, da mesma forma que nós, brasileiros, temos nossos próprios costumes, leis civis e feriados. O cristianismo, de maneira geral, não impõe a renúncia às leis civis ou costumes de uma nação, desde que não sejam pagãos ou contrários aos princípios cristãos, o que inclui os judeus, como exemplificado pelas mulheres de Lucas 23:56. Paulo, por exemplo, era obediente tanto às leis judaicas quanto às romanas, afirmando: "Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César" (At 25:8). Ele recomendava o mesmo aos cristãos, exortando-os a submeterem-se às autoridades: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus" (Rm 13:1), enfatizando a importância de respeitar as leis civis desde que estas não contrariem os mandamentos divinos.

Fontes:

BÍBLIA de estudos. [Aplicativo]. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=biblia.de.estudos. Acesso em: 21 nov. 2024.

FREEMAN, Ben. Paisagem de montanha ao amanhecer. Unsplash, 2020. Disponível em: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/hDFbTW64Dgs. Acesso em: 21 nov. 2024.


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