Ué? Jeremias ou Zacarias?
9 Cumpriu-se, então, o
que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata,
preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, 10 e
deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.” (Mateus 27)
Este é, sem sombras de dúvidas, um dos trechos
mais difíceis de entendermos no Novo Testamento. Isso porque, embora Mateus
diga que seja Jeremias, a citação é, na realidade, de Zacarias:
“12 E eu lhes disse: Se
parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido; e, se não, deixai-o.
Pesaram, pois, por meu salário, trinta moedas de prata. 13 Ora o Senhor
disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles.
E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.”
(Zacarias 11)
Mas como explicar isso?
Temos duas formas de entender este trecho:
1°: Acredita-se que seja um erro copista. O
copista simplesmente colocou “Jeremias” sem querer. Esta tentativa de explicar
parece coerente, visto que alguns manuscritos não tem o nome “Jeremias”, além
de ser comum o erro na cópia de grandes livros. Outro ponto a destacar é que os
nomes “Jeremias” e “Zacarias” são muito semelhantes no grego, dando uma outra
hipótese de o copista, sem querer, ter confundido na hora de escrever. No
entanto, a grande maioria dos códices (principalmente os mais antigos) está da
forma como vemos hoje nas Bíblias.
2°: Esta é, para mim, a mais coerente. Naquela
época era comum as pessoas citarem o profeta mais influente. Veja o uso do
próprio Jesus:
“21 Replicou-lhes Jesus:
Uma só obra fiz, e todos vós admirais por causa disto. 22 Moisés vos ordenou a
circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais
um homem.” (João 7)
Jesus atribui a circuncisão a Moisés, e o próprio João declara que ela veio dos pais de Moisés, isto é, de Abraão. Esse trecho deixa claro que era um costume os judeus primitivos citarem o profeta mais influente, afinal, Moisés é sempre tido como sinônimo da Lei (Lc 16: 31, 24: 27), além de os cinco primeiros livros serem de sua autoria. Por outro lado, pelo fato de os destinatários do Evangelho de João não conhecerem esse costume, o apóstolo deixa logo claro que, na realidade, não foi Moisés. Ou seja, em relação à Lei, Moisés é mais influente que seus pais.
Outro trecho que comprova o que argumentamos é este:
“44 Depois lhe disse: São
estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se
cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos
Salmos.” (Lucas 24)
Acima, o termo “Salmos” é
atribuído a todos os livros poéticos (Salmos, Cantares, Provérbios, etc.), e
não apenas ao livro de Salmos. Isso, é
claro, por ser mais influente e o PRIMEIRO dos poéticos.
Sobre Mateus 27, o livro
de Jeremias é o PRIMEIRO dos profetas do Velho Testamento em muitos rolos
antigos , representado todos os profetas (inclusive Zacarias) como o caso de
Salmos, além de ser o mais influente
como Moisés em João 7: 22.
Sobre ser Jeremias o
primeiro livro profético do V.T., embora seja muitas vezes Isaías quem ocupe
essa posição, uma passagem do Talmude (baba Bathra 14b) defende tal posição:
A Gemara ainda pergunta: Considere: Isaías precedeu Jeremias e Ezequiel; deixe o livro de Isaías preceder os livros desses outros profetas. A Gemara responde: Já que o livro dos Reis termina com a destruição do Templo, e o livro de Jeremias trata inteiramente das profecias da destruição, e o livro de Ezequiel começa com a destruição do Templo, mas termina com a consolação e a reconstrução do o Templo, e Isaías trata inteiramente com consolo, como a maioria de suas profecias se refere à redenção, justapomos destruição à destruição e consolação à consolação. Isso explica a ordem: Jeremias , Ezequiel e Isaías .
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