Jesus deveria voltar na sua geração (Mt 16:28)?


A paz do Senhor!

    Hoje falaremos sobre aquelas passagens que dão a impressão que Jesus falhou em suas promessas, pois segundo alguns sinceros amigos que não professam a fé cristã, nosso Senhor deveria vir antes dos anos 100 d. C., ou seja, durante aquela geração o qual ele fazia parte. E um dos textos usados como prova é este aqui:  

"Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte ATÉ QUE vejam vir o Filho do homem no seu reino". (Mateus 16: 28)

E aí? Será que o Senhor errou? Não! Trata-se apenas de uma leitura desatenta do texto.

Conexão com Lucas: Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras..."

O evangelho escrito por Lucas traz também a mesma história e é até mais enfático que o de Mateus no cumprimento dessa profecia. Vejamos:

 "Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos. Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavrastomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém. Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam. Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem."  Lucas 9:26‭-‬34 ARA

Prestemos atenção: quando Lucas diz "cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras", ele simplesmente está vinculando as falas de Jesus com o evento que irá se suceder, a transfiguração.  Curiosamente, nela estão todos os elementos da volta de Jesus: o rosto de Jesus resplandece como o sol (Mateus 17:1) e , igual os justos no Reino (Mateus 13:43); a nuvem (Lucas 9:34 e Mateus 24:29), e Jesus mais os varões em glória, como mostrado acima. Em  outras palavras, a transfiguração é a cumprimento da profecia. Alguns dos discípulos tiveram uma visão clara do que seria o reino e vinda de Jesus antes de morrerem.

"Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória". Mateus 24:30 ARA

Não morrerão até que...

Embora aparentemente irrelevante, a não ser pelo ponto de vista de a profecia ter seu cumprimento enquanto alguns dos apóstolos estivessem vivos, há um detalhe pouco perceptível no texto sagrado: o fato de as pessoas morrerem após a verem. 

Por exemplo, quando a Bíblia diz que os outros não reviveriam até que os mil anos se cumprirem (Apocalipse 20:15), está simplesmente que a ressurreição só ocorrerá após esse período. Quando o anjo diz para demorar no Egito até que ele ordenasse sua saída (Mateus 2: 13), todo o mundo irá concluir que após a ordem do anjo, ele poderá sair. Da mesma forma, quando Cristo diz que os discípulos não morreriam até que visse o Filho do Homem vindo no Reino, significa simplesmente que eles  morreriam após verem isso. E aí que a questão fica mais interessante:

"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (Coríntios 15:51-52)

Ou seja, enquanto Mateus 16:28 deixa claro que alguns não morrerão até que vejam a vinda de Jesus, os textos que falam da manifestação do Senhor declaram que os cristãos jamais morrerão após o Cristo aparecer, mas serão todos transformados. Deixando mais claro: seria impossível Mateus 16:28 estar falando de uma vinda literal de Jesus.

Outro relato que reforça o cumprimento dessa profecia é encontrado em João, especialmente em Apocalipse 19-22, onde ele, que também estava presente no diálogo de Mateus 16, tem uma visão completa da vinda de Cristo e do reino de Deus sendo implantado na terra. Em sua visão, João testemunha o retorno glorioso do Senhor, a derrota dos inimigos de Deus, o juízo final e a nova Jerusalém descendo do céu. Assim, João, como um dos discípulos mencionados em Mateus 16:28, não morreu sem antes ver, em detalhes, a plena manifestação do reino e do poder do Filho do Homem, o que confirma mais uma vez que Cristo não errou em Suas palavras.

Portanto, é evidente que Mateus 16:28 não está falando de uma vinda literal de Jesus, mas da transfiguração, onde alguns discípulos tiveram uma visão clara do que seria o reino e a vinda de Jesus antes de morrerem. Enquanto Mateus 16:28 deixa claro que alguns não morrerão até que vejam a vinda de Jesus, os textos que falam da manifestação do Senhor declaram que os cristãos jamais morrerão após o Cristo aparecer, mas serão todos transformados. Isso demonstra que Cristo não errou e que Suas palavras foram cumpridas fielmente.


     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Anticristo e a mudança do tempo e da lei

Só 144 mil morarão no céu?

Jesus deveria vir em sua geração (Mt 24: 34)?