Eisegese calvinista em I Timóteo 2
"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade". 1 Timóteo 2:1-4 ARA
Às vezes, os absurdos vêm de quem menos esperamos. Gostaria de deixar claro que os irmãos calvinistas não são seitas. No entanto, para um povo que fala tanto em "exegese" e "hermenêutica", "Sola Scripturas" e coisas relacionadas a uma fiel leitura da Bíblia, cometeram um erro grotesco sobre a passagem acima.
Para o calvinista, Deus não deseja que todos os homens sejam salvos, mas que todo tipo de homem seja salvo, ou melhor só os eleitos. E a explicação é clara: afirmar a primeira opção (que é o dito pela Bíblia) negaria a doutrina calvinista. Aí surge um montão de explicação para essa afirmação que qualquer um pode ver pelos reverendos no YouTube.
Mas não é obrigado tanto esforço para explicar algo tão simples. A expressão "todos os homens" é apresentada duas vezes, como está claro em negrito. Agora a pergunta: Paulo estava mandando Timóteo orar por todos os homens ou por todo tipo de homem? Será que algum calvinista tem coragem de ficar com a segunda opção para defender sua crença? Será que quando o pastor calvinista pede para ele orar por todos os homens, ele só ora pelos eleitos? Logo fica claro que a expressão deve ser entendida no mesmo sentido nos dois versículos, pois o segundo é uma justificativa do anterior: Deus quer que oremos por todos os homens porque deseja que todos se salvem.
Referências:
Citação tirada da Almeida Revista e Atualizada.
Comentários
Postar um comentário